"A maioria dos pais acha que os desenhos animados não são ameaçadores para seus filhos porque, afinal, não são reais e são divertidos. Mas a verdade é que as crianças pré-escolares não distinguem entre a fantasia e a realidade de maneira que o fazem as crianças mais velhas e os adultos. Para eles tudo é bem real". "Precisamente porque a violência dos desenhos animados visa a ser divertida e mostra a violência sem conseqüências reais - mesmo que as pessoas explodam pelos ares, fiquem chamuscados um segundo e depois voltem à normalidade - transmite mensagens errôneas sobre os efeitos da violência no mundo real", explica Christakis.
Os meninos pequenos parecem ser os mais sensíveis a este tipo de influência. Nem as meninas menores que vêem programas violentos nem os meninos que foram expostos a programas não-violentos ou educativos mostraram a mesma agressividade mais adiante em sua vida, segundo os pesquisadores do hospital para crianças de Seattle (Washington, noroeste).
Desenho "South Park", sucesso na tv americana: apologia às drogas, blasfêmias, referências ao sexo e doses generosas de violência.
Os cientistas usaram dados de um estudo que durou 40 anos e que acompanhou 8 mil famílias americanas, os tipos de programa que eram vistos por 184 meninos e 146 meninas, entre as idades de 2 e 5 anos, e que comportamento exibiam mais tarde. Os programas considerados violentos no estudo foram, entre outros, Power Rangers, Star Wars e partidas de futebol americano. Os programas não-violentos foram Toy Story ou Os Flintstones, enquanto que Vila Sésamo ou Magic School Bus estavam entre os programas mais educativos.Fonte: Terra
NOTA: Acrescente-se a esta pesquisa o fato de que temos sofrido uma enxurrada de programações "infantis" sobre feitiçaria, demonologia e ocultismo geral, em praticamente todas as emissoras de tv. Na Globo, o programa "Tv Globinho" veicula uma série cheia de "amenidades" , a princípio, sobre "uma família de feiticeiros". O mesmo acontece nas tardes da Record, que tem uma programação recheada de demonologia e ocultismo. Tenho a oportunidade de acompanhar as programações de alguns canais de tv paga e, em vários destes, observa-se claramente um forte apelo ao ocultismo. Alguns canais, como o Discovery Kids, podem ser chamados verdadeiramente de canais infantis educativos. É claro que conceitos errôneos têm sido transmitidos às crianças, sem dúvida. E penso que o problema tem aumentado, e muito. A cada dia, a chamada "programação infantil", principalmente através dos desenhos, versa sobre futilidades, dilemas de adultos, sexualidade, violência e, agora mais do que nunca, magia. É fundamental o acompanhamento dos pais e sua disciplina para que não vejam seus filhos tornarem-se como os bonecos de moral e perfis altamente duvidosos que cultuam na tv.
Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo
Por Marcos G. Obrigado Pastor e Professor Artur por mais essa informação tão preocupante.
0 comentários:
Postar um comentário